AR PURO


A vida de um homem depende do ambiente em que ele evolui. Sem ele, sua vida é impossível e a qualidade da vida está condicionada pela da atmosfera. A vida que é vivida numa atmosfera de Torá e de Mitsvot é sadia. Aquela que se vive numa atmosfera de incredulidade não é sadio e aquele que a escolhe está exposto, sem trégua, às doenças contagiosas. O primeiro passo em direção à cura, o que tem o alcance mais geral, é a purificação da atmosfera. Esta missão incumbe àqueles que sabem estudar e conhecem a Torá. A purificação pode ser obtida pelas letras (as palavras) da Torá. Se são pronunciadas quando nos encontramos numa loja, andando na rua ou no metro, estamos purificando a atmosfera. Cada um dos que sabem estudar e conhecem a Torá deve saber alguns destes textos de cor: Chumash, Tehilim, Mishná, Tania, de maneira que em qualquer momento e em qualquer lugar, ele possa pensar nas santas letras da Torá. (hayom yom do 11 Tevet)
O mundo precisa de ar puro. A atmosfera pode ser purificada unicamente com as palavras da Torá. Elas são uma proteção para tudo, em geral, e para cada um, em particular. O conjunto das seis Ordens da Mishna deve ser estudado de cor e servir para andar na rua. A Mishna que se profere onde a gente está, qualquer que seja o lugar, permite iluminar a ligação entre o povo judeu e D’us. A palavra Mishna está composta pelas mesmas letras que Neshama, a alma.
É muito difícil encontrar os termos que permitem expressar o grande benefício, a proteção geral e particular que podem ser extraídos, com a ajuda de D’us, da recitação sistemática da Mishna. Faltam as palavras para descrever o grande prazer que pode se dar dessa

AR PURO