A supervsão Kosher

O que diferencia o produto convencional do Kosher é um conjunto de procedimentos a serem seguidos conforme a orientação de um Rabino especialista, competente e designado pela Corte Rabinica do Rabinatorio da Cidade onde atua, que é o emissor do certificado que tem validade mundial. Tais procedimentos de vistoria da fabrica dos alimentos, compreendem as mais diversas etapas da fabricação, desde o plantio, passando pela limpeza dos equipamentos, cozimento, processamento e até mesmo detalhes na embalagem final, também existem cuidados especiais para estocagem e em casos muito especiais, na forma de servir.

Na prática, esses procedimentos muitas vezes se confundem com os próprios padrões de higiene já usados regularmente nos processos industriais, necessitando somente de pequenas adaptações. Não raro, algumas empresas somente requerem uma certificação inicial e inspeções periódicas para verificação da consistência dos parâmetros de controle do processo.  

O Rabino Jacob Blumenfeld, responsável pelo Rabinato do Rio de Janeiro há quarenta anos, vem fazendo grande esforço para motivar os empresários brasileiros a dedicarem alguma atenção a este mercado, isto vem se refletindo no crescimento da taxa anual de certificações na sua região de atuação, e também para exportadores.

Sua principal motivação é a grande quantidade de consultas que recebe de consumidores locais ávidos pelos produtos e da lista crescente de empresas estrangeiras interessadas em produtos brasileiros desta natureza. Ele também relata a grande quantidade de turistas que visitam o Rio de Janeiro todos os anos e que se socorrem ao Rabinato na busca de informações sobre como encontrar os alimentos, mesmo nos melhores hotéis da Cidade Maravilhosa, principal porta de entrada do turista estrangeiro no Brasil.

Focado no futuro, na produtividade e no desenvolvimento,  a favor da democratização do consumo Kosher no Brasil, o Rabinatorio não mede esforços para que a experiência com o Kosher seja rentável e não descarta a negociação, para encorajar e acompanhar o produtor tímido ansioso com sua inserção no universo Kosher.