Guefilte Fish

Meu Guefilte Fish predileto

Eu venho usando essa receita de guefilte fish por mais de quarenta anos. A combinação dos temperos faz a diferença no sabor. Introduziu-se este prato na culinária com a finalidade de servir peixe sem as espinhas em Shabat, já que retirar as espinhas é proibido em Shabat. Nossos sábios dizem que aquele que come peixe  em Shabat merece muitas bênçãos. Se é o seu vendedor de peixe que o moe para você, não esqueça de pedir a cabeça e as espinhas para o caldo.

Ingredientes

Para o Caldo

Cabeça e espinhas de peixe

1 cebola grande, fatiada

1 cenoura, fatiada

1 colher de sopa de açúcar

1 colheres de chá de sal

1/4 de colher de chá de pimenta

6 xícaras de água

Para o Peixe

900 grs. de peixe moído (carpa, qualquer peixe de carne branca, Cassif de Israel, peixe espada ou uma combinação dos mesmos)

1 cebola espanhola grande, cortada em dados (1 1/2 xícara)

1 colher de sopa rasa de sal

4-5 colheres de sopa de açúcar

1/2 de colher de chá de pimenta

3 ovos

2 colheres de sopa de farinha de matsá ou de pão ralado, opcional

1 cenoura finamente fatiada para enfeitar.

Modo de fazer

Coloque os ingredientes para o caldo de peixe numa panela grande. Leve à fervura e deixe cozinhar enquanto prepara a mistura para o guefilte fish. Misture os ingredientes para o peixe. Umedeça as mãos e faça bolinhos ovais. Jogue no caldo fervendo. Cubra e deixe fervendo em fogo brando por 1 1/2 hora. Deixe esfriar ligeiramente. Retire da panela e leve ao refrigerador os bolinhos sem o caldo. Sirva frio, com uma fatia de cenoura cozida em cima e a geleia do caldo de peixe. Da para 8-10 pessoas.

Sirva em separado raiz forte ou maionese caseiras.

Variações

Para um delicado sabor doce, acrescente 2-3 colheres de sopa de amêndoas moídas ou 2 gotas de extrato de amêndoa à mistura de peixe.

O guefilte fish pode ser usado para rechear um peixe cru inteiro e assado; ou rechear postas de peixe branco, carpa, truta ou peixe espada com a mistura, cozinhando da mesma maneira que o guefilte fish.

Frite os pastéis em óleo por 15 a 20 minutos de cada lado. Cubra e abaixe o fogo pelos últimos 10 minutos.

DICA: Você pode evitar o cheiro de peixe acrescentando 1 colher de chá de suco de limão ou de vinagre na mistura do peixe.