20 de MENAHEM AV

20 de Av

Passamento de Rabi Levi Itschac Schneerson (1878 - 1944), famoso sábio e pai do Lubavitcher Rebe, O Rebe Menachem Mendel Schneerson.

No dia 20 Av, dia da Hillula do Rabbi Levi Itschak, pai do Rabbi Shlita, este dia é também definido pelo Talmud como o “dia do sacrifício da madeira” para uma determinada família do povo de Israel que atingia então o mais alto nível definido pelo Rambam no cumprimento da Mitsva de Tsedaka, oferecendo madeira para os sacrifícios dos mais desprovidos, sem mesmo conhecê-los. Mas esta data é também aquela do dom de si. Efetivamente, era proibido cortar madeira para o Templo depois do 15 Av e esta família devia então acumular muito mais madeira que a quantidade que ela precisava. De fato, se uma parte desta madeira tivesse se tornado ruim com vermes, ela não podia cortar outros troncos e galhos.

O Rabbi Shlita, de maneira geral, tem o costume de receber em Yechidut, os convidados que vieram passar o doa 20 Av com ele. Esta Yechidut é a última do ano, pois não há em Elul.

20 de MENAHEM AV