15 de MENAHEM AV

15 de Av

Nossos sábios dizem que a partir do dia 15 Av, as noites se prolongam. Ora, diz o Zohar, “a noite não foi criada só para o estudo da Torá”. Convém então, a partir desta data, aumentar o estudo da Torá.

- Nossos sábios, de abençoada memória, nos dizem: "Israel não tinha feriados tão grandes quanto Tu B'Av [dia quinze de Av] e Yom Kippur, nos quais as meninas judias costumavam ir para os vinhedos, e os meninos judeus costumavam escolher suas companheiras. [As meninas] costumavam dizer aos meninos: Jovem, erga os olhos [isto é, fixe seus olhos em um padrão mais elevado]. Não procure a beleza, procure [uma boa] família.

Outros eventos felizes também aconteceram em Tu B'Av. Além disso, a partir desse dia, a cada ano, a noite se prolonga e todos os que prolongam seu aprendizado de Torah na mesma noite têm a garantia de uma vida mais longa.

- 15 de Av MARCA O Fim do decreto de permanecer 40 anos no deserto que recaiu sobre o povo judeu (1274 BCE). Reconciliação da tribo de Benjamim com as outras tribos de Israel (Juizes 21). Remoção dos guardas que Jeroboam ben Nevat colocou para evitar que as Dez Tribos de Israel peregrinassem para o Templo de Jerusalém. Permissão outorgada pelos romanos para enterrar os mortos de Beitar, 14 anos depois (149 CE).

“Não havia uma festa maior para o povo judeu que 15 de Av e Iom Quipur”(Talmud).

“Começando desde 15 de Av (quando os dias se tornam visivelmente mais curtos), é preciso acrescentar gradualmente cada vez mais tempo aos nossos estudos noturnos de Torá” (Talmud e Códigos).

15 de MENAHEM AV