QUEREM VELHICE, SOFRIMENTOS, DOENÇA!

Pedidos estranhos: Avraham pediu velhice; Itzhak, o sofrimento; Yacov pediu a doença antes da morte.

Antes de Avraham, todas as pessoas mantinham um ar jovem até à morte. Avraham pediu a Hashem sinais físicos de velhice, e argumentou:

“Se um pai e um filho têm a mesma aparência, como saberão as pessoas qual está para ser honrado, se chegarem juntos em um lugar qualquer?”

“Dê ao homem sinais de velhice, tais os cabelos brancos e as rugas, e as pessoas saberão quem está para ser honrado.” Respondeu-lhe Hashem: “Pediste boa coisa. Juro, e Começarei por ti.” Avraham começou então a ter um ar de velho, e toda a humanidade, depois dele, recebeu os sinais de velhice.

Antes de Yitzhak, ninguém conhecia a dor. Yitzhak pediu o sofrimento. Disse a Hashem: “se alguém morrer sem ter experimentado o sofrimento, toda a severidade do Julgamento divino será aplicado contra ele. O sofrimento neste mundo lhe poupará o Guehinam (Inferno, castigo no mundo vindouro)”. Hashem lhe respondeu: “Pediste boa coisa. Juro, e Começarei por ti”. Logo em seguida, Yitzhak ficou cego.

Yaacov pediu a doença antes da morte, e sustentou perante D´us: “Se um homem morrer subitamente, não poderá ter dado a meus filhos as instruções necessárias ou pôr em ordem suas coisas. Deixe um período de doença antes da morte, e haverá tempo para tomar todas decisões.” Disse Hashem: “Pediste boa coisa: Juro, e Começarei por ti”. Yaacov tornou-se assim o primeiro homem a ser acometido por doença antes de morrer.

Até o tempo do rei Hiskiahu, se contraísse uma doença grave, a morte era certeira. Rezou Hiskiahu para Hashem: “Se um homem gozar de boa saúde até morrer, estará negligenciando a possibilidade de fazer Tshuvá.” (Arrepender-se, retornar a D´us). Mas, se alguém estiver gravemente doente, fará Tshuvá com a esperança de curar-se. Disse Hashem: “Pediste boa coisa: Juro, e Começarei por ti”. Hiskiahu foi então acometido de uma grave doença, da qual se restabeleceu mais tarde.

Este ensinamento da Tora é um guia extraordinário para nossa época. Se precisássemos formular um voto para Hashem, o que pediríamos? Desejaríamos provavelmente a juventude eterna, a saúde, a felicidade etc. O Midrash nos diz que nossos patriarcas pediram exatamente o inverso! Pediram que possuíssem um ar velho, e a receber sofrimentos e doenças.

Porque? Atribuímos importância demais ao nosso bem-estar materialista e egoísta neste mundo. Nossos ancestrais estavam sempre conscientes do fato que a função da existência é o mundo vindouro (Holam Habá). Pediram, portanto, tudo aquilo que pudesse promover o bem estar espiritual, e rejeitaram tudo o que pudesse ser nocivo a saúde da alma (Neshamá). Bereshit Raba 65,4. A vida passa como uma sombra, mas não como a sombra de um muro sólido, ou árvore firmemente enraizada. Passa como a sombra de um pássaro em vôo, indo e vindo.

Sabemos todos que não viveremos eternamente. Reconhecemos verbalmente que somos todos mortais, e que morreremos um dia, mas agimos como se a morte não fosse nos atingir. Nossos antepassados estavam sempre conscientes que só estavam de passagem por este mundo, até setenta anos. Passavam a vida a preparar o mundo vindouro, pois viviam com a realidade da morte. Afirmaram claramente que terminariam um dia por morrer.

Querem velhice, sofrimento, doença!

Avraham pediu velhice;

Itzhak, o sofrimento;

Yacov pediu a doença antes da morte.

Os 3 Pedidos estranhos dos 3 patriarcas.

Avraham pediu a D’us para ficar velho - Avraham já estava com idade avançada. Pleno de Torá, tendo dominado completamente seus conflitos internos, seu Yetzer Hara, gozando de todas as Bênçãos que pode receber um homem neste mundo, apesar de sua idade, parecia ainda jovem e vigoroso. Em sua época, os homens não ostentavam qualquer sinal de velhice, e conservavam a juventude até o dia da morte. Yitzhak se parecia profundamente com seu pai Avraham; também, não se era possível distinguir um do outro. Avraham implorou então a Hashem:

- “Mestre do Universo! Quando estamos juntos, meu filho e eu, as pessoas não sabem quem honrar. Se modificares a aparência do ancião, as pessoas saberiam quem honrar”.

- “Fizeste bem, respondeu Hashem, em perguntar-me isto.” Foi assim que os sinais da velhice apareceram em Avraham.

A Torá conta que existem quatro causas de envelhecimento para o homem: o medo, as preocupações causadas pelos filhos, uma má esposa e a guerra. Primeiro, o rei David envelhece por causa do medo, como está dito: “Ele teve medo da espada do anjo de Hashem (Diverei Hayamim 21,30 )e, logo após, David estava velho (ibid. 23,1). Segundo, Eli era muito velho, e ouvia falar do comportamento de seus filhos em relação a todo Israel. (Shmuel 2,22). Tornou-se velho por causa das preocupações que lhe davam seus filhos. Terceiro, está escrito que o Rei Shlomo, envelhecido, viu que suas mulheres puseram-se a adorar ídolos e que ele não protestou (Melakhim – Reis 11,4). São estas mulheres idólatras que provocaram sua velhice. Quarto, logo após ter necessitado que Yeshua fizesse a guerra contra 31 reis (Yeshua 12,24), o texto especifica que tornou-se velho. (ibid 13,1).

O texto da Torá indica que Avraham ficou velho. No entanto, nenhuma das causas mencionadas pode ser aplicada a ele. A esposa Sara manteve a estima que tinha por ele; seus filhos seguiram o caminho que havia traçado, e ele aproveitou numerosos bens deste mundo. O envelhecimento de Avraham foi, para ele, uma coroa de glória e uma honra.

Honra ao idosos

Honrem os anciãos, e os sábios em Torá. (Talmidei Harhamim) - Devemos nos levantar, a fim de honrar todo judeu septuagenário, pois a Torá nos ordena (Vaicra 19,32): “Te levantarás frente a um Seva”. O termo “Seva”, homem velho, se aplica a um judeu idoso, de 70 anos ou mais. Mesmo que não seja sábio em Torá, enquanto observa as Mitzvot (Mandamentos Divinos), merece tal honraria pois, vivendo até uma idade avançada, fez a experiência da grandeza de Hashem, e de Suas ações maravilhosas.

Mais ainda, a Torá nos ordena honrar os eruditos em Torá, qualquer que seja sua idade. Seu conhecimento em Torá lhes dá o direito ao nosso respeito, mesmo se forem jovens.

Isto vem implicitamente na segunda metade do versículo “Honrarás o rosto do Zaken” (Vaicra 19,32).

“Zaken”, neste contexto, se refere àquele que adquiriu a sabedoria da Torá. Eis a honra devida ao erudito em Torá: devemos nos levantar em sua presença; devemos endereçar-lhe a palavra com respeito; tal honra é devida a todo erudito em Torá mesmo se não for nosso mestre. (Kidushin 32b). Uma das razões pelas quais Jerusalém foi destruída se deu em razão da falta de honrar testemunhada para com os eruditos em Torá.

A Torá insiste em que testemunhemos marcas de distinção para com os eruditos em Torá, pois demonstramos assim que nosso ideal na existência é o estudo da Torá. Nos ordenando honrar um judeu conhecedor dos livros Divinos, ensina-se nos que um sábio em Torá é alguém digno de admiração, dando-nos uma apreciação das honras verdadeiras. (Sefer Harhinurh, 255). Aquele que agir com reverência para com um erudito em Torá será recompensado pelo temor do Todo Poderoso (Bamidbar Rabba 15,13)