Boa preparação para receber algo bom....

Rabi Shalom Dov Ber, o quinto Rebe de Lubavitch.

Um dia, um judeu foi ver o Rebe Shalom Dov Ber para lhe pedir uma bênção. Este homem estava numa situação muito difícil e precisava verdadeiramente desta bênção. Ele contou ao Rebe tudo o que estava lhe acontecendo... mas o Rebe lhe respondeu: “Não posso fazer nada! não posso nada por você!”

O homem saiu do escritório do Rebe e caiu em prantos. Andando, não podia parar de chorar. Foi assim que ele encontrou Rav Zalman Aharon, o irmão mais velho do Rebe Shalom Dov Ber. Este lhe perguntou o motivo pelo qual tanto chorava e o homem lhe contou sua história e o que o Rebe acabava de lhe responder...

Rav Zalman Aharon entrou imediatamente no escritório do Rebe e lhe disse: “Como é possível? Um judeu vem pedir uma bênção e o Rebe lhe responde que não pode ajudá-lo?! Este homem está derramando lágrimas quentes, tal o seu sofrimento!”

O Rebe pediu que fizessem entrar este judeu no seu escritório pela segunda vez. O homem entrou e o Rebe o abençoou. A bênção se realizou e o homem saiu da desgraça.

***

Esta história é surpreendente:

-porque o Rebe não lhe deu logo a sua bênção?

-porque provocou tanta dor para este judeu antes de atender ao seu pedido?

É porque este judeu não merecia uma bênção tão grande. É por isso que o Rebe não pode dá-la e lhe respondeu: “não posso te ajudar”.

Esta resposta do Rebe rompeu o coração do homem. Este chorou, derramou todo o seu coração diante de D’us. E assim se tornou digno da bênção de D’us.

Após o choro deste judeu, o Rebe pode abençoá-lo e a bênção pode se realizar.

O que quer dizer tudo isso?

Internamente, todos os judeus são bons e querem respeitar as Mitsvot (mandamentos divinos). Mas às vezes, apesar de tudo, um judeu pode cometer um erro; e já não será mais digno da bênção de D’us. Seu amor próprio o faz esquecer o que ele é verdadeiramente, um judeu, e lhe esconde a gravidade do seu erro. Mas a tristeza, o coração quebrado, a humildade, a pena, afastam este amor-próprio. E aparece então o bem escondido no fundo do judeu, e este bem lhe permite receber todas as bênçãos de D’us.

Boa preparação para receber algo bom....