תשעת הימים Os 9 primeiros dias do mês de Av

תשעת הימים  Os 9 dias, do primeiro de até 9 de av, tish'at hayamim.

Como os dois templos de Jerusalém foram destruídos no nono dia deste mês, um nível estrito de luto é observado. Além das proibições em vigor desde 17 de Tamuz, ouvir musica, realizar casamentos e festas, comprar roupas novas, cortar o cabelo, comer carne e beber vinho, tomar banho quente, são definitivamente proibidos, lençóis e roupas não são lavados nem passados e, em geral, tudo é feito para pesar os corações. Porem, tomar banho antes de Shabat, vestir roupas lindas, comer carne e beber vinho, durante Shabat, são permitidos e nenhum sinal de tristeza deve aparecer. Ao contrario!   Os nove dias, entretanto, não são vistos como um tempo de mortificação e punição, mas como uma oportunidade para se arrepender, pensar sobre nossa identidade judaica, chorar e ver como consertar a destruição, o ódio gratuito e as divisões entre judeus,  intensificar atos de amor gratuito, e forjar um vínculo mais estreito com Hashem através do estudo autentico da Tora. Por outro lado, de acordo com o Talmud, “quem lamenta a destruição de Jerusalém merece regozijar-se com a sua reconstrução”.

O costume quer que este mês seja chamado de Menachem Av, o “Pai (AV) consolador (Menachem)”. Todavia, o adjetivo “consolador” é colocado antes do nome “Pai”, tão importante é este consolo, que se revelará totalmente com a vinda do Mashiach. Nossos sábios dizem que “logo que começa o mês de Av, diminui nossa felicidade”. A tradição hassidica propõe uma outra leitura para esta frase: “logo que começa o mês de Av, a gente diminui [o que é negativo] pela felicidade”.

.O início do mês de Av é o momento de intensificar o estudo da Tora e o dom pela Tsedaka, assim que for dito “Tsion será liberado pelo julgamento (Torá) e seus cativos pela Tsedaka”. Segundo a tradição hassidica, é organizada diariamente, durante os nove primeiros dias deste mês, a conclusão de um tratado talmúdico, a fim de introduzir neste período, na medida do possível, toda a felicidade gerada pela Torá. Moshiah agora!!!

תשעת הימים  Os 9 primeiros dias do mês de Av