Não se pode realizar conversões ao Judaísmo na América Latina, as "conversões" realizadas no Brasil são falsas e não são validas. Por isso o candidato(a) a conversão não deve se deixar enganar e precisa se orientar em Israel, ou nos Estados Unidos, nos Rabinatos de lá para saber o processo requerido conforme a Lei da Torá.  LIGAR: 2256 3587-

E- MAIL: rabinatorio@uol.com.br       

- SOBRE CONVERSÕES NA TORA      - A CONVERSÃO DE ITRO   - CARTAS DO RABI

 

 

Sobre CONVERSÕES na Torá

Quanto aos convertidos, a Torá nos ordena claramente de amar uM verdadeiro convertido. Parashá Ekev, cap. 10, vers.19: "Amarás o estrangeiro, (o con­vertido), pois foste estrangeiro no Egito."

Um convertido é chamado de Guer Tsedec, converteu-se por amor. Torá nos manda não apenas amá-lo, e mais ainda, de não machucá-lo. Hashem diz: "Devemos amara particularmente o Guer, que abandonou sua família e seu povo, que optou pela verdade, e rejeitou a mentira. Veio procurar refúgio sob as asas da Presença divina (Shekhina), e merece portanto nossa atenção e consideração." (Midrash Ba­midbar Raba 8,2) "D 'us ama o convertido, Guer, e lhe assegurará o pão e as roupas." Devarim 10,18

E fato notório e conhecido que nenhum órgão na América do sul tem a permissão de fazer conversões. O estado de Israel conhece os problemas de organização existentes no continente e desconsidera os certificados oriundos dele. Aqueles que se "converteram" no Rio de Janeiro, quando chegam em Israel são surpreendidos ao ouvirem que de nada vale seu certificado de conversão. Quem quiser se converter deve referir-se ao Rabinato, que lhe indicará o procedimento a ser seguido e em que países.

Dar a compreender por que as pessoas querem se converter, quantos o fazem de coração, e quantos o fazem por falta do que fazer, devemos ainda considerar que não são culpados: os que os acolhem é que devem informá-los de todos os detalhes.

Se os reformistas e liberal não são a favor de casamentos mistos, para que converter-se? Quantos se "convertem" por interesse ou comodidade? Aqueles que estiverem se "convertendo" na América Latina estarão enganando a si mesmos. Daqueles que sabem, ou ao menos supõem que as conversões na America Latina não valem absolutamente nada, poderíamos deduzir que eles se "convertem" para manter apenas uma consciência tranqüila. Daqueles que não sabem que estas ditas conversões não tem o menor valor, poderíamos deduzir que são vítimas de sua própria ignorância.

Outro caso ainda, deplorável aos nossos olhos, aquele dos Judeus que estão tão assimilados, que, realizar um casamento misto em suas famílias não incomoda nem mais as suas consciências. Isto vai da identidade judaica, de tudo o quanto toca a manutenção do povo Judeu.

E apenas estudando a Torá que o Judeu redescobre seu "eu" profundo, afirma sua identidade e quer conservar acesa sua chama judia, sem ser para tanto racista. Naturalmente, ninguém estará sendo julgado, e não se pode convencer os Judeus perdidos e assimilados de evitarem casar-se com não-Judeus através da violência moral. Só o estudo dá Torá da ao Judeu consciência de sua verdadeira natureza.

CARTAS DO RABI

A união de um judeu com uma não-judia

Sobre se ha possibilidade de praticar a circuncisão e a bênção que deve ser recitada- carta do RAbi.

"Você citou o caso de um judeu que vive com uma não-judia e teve um filho com ela. O pai deseja fazer sua circuncisão. Você considera que devemos praticar este circuncisão, dizendo que se trata da conversão da criança decidida por seu pai. Eu não aprovo de jeito nenhum essa posição.

Você me disse que pediu para o Mohel recitar a primeira bênção, Al Hamila. Assim você está agindo contra a opinião do Beth Yossef. Ao meu ver, tudo isso é muito negativo."  (Carta 586)

 

 

ITRÓ - Itró se converte

Um homem estava em pé em cima de um teto; ele se inclinou, perdeu o equilíbrio e caiu. Quando o levantaram ele estava com fraturas múltiplas e várias feridas abertas. Mas felizmente estava vivo. Foi levado de urgência para o hospital mais próximo e vários médicos se reuniram na sua cabeceira.

Um pneumologista e um cardiologista o examinaram e lhe prescreveram um tratamento. Um cirurgião o mandou fazer radiografias dos membros, operou-o e engessou seus membros. Um especialista do cérebro o submeteu a uma série de exames para descobrir um possível dano. Um dermatologista fez curativos nas suas feridas e prescreveu-lhe pomadas. Foi também chamado um oftalmologista para examinar seus olhos e prescrever-lhe óculos para melhorar sua visão.

Depois de ter-se submetido a diferentes tratamentos para todos os males que sofria, o paciente acabou completamente curado!

Alguém que sofre simultaneamente de diferentes males deve ser tratado para cada um deles individualmente. Não existe o remédio universal. Isto é verdadeiro no plano físico mas existe um remédio capaz de curar todos os males espirituais sem exceção. Se alguém cometeu vários erros, há um antibiótico que vai curá-lo instantaneamente: OUVIR A PALAVRA DE HASHEM. Assim, o profeta Irmiahu preveniu sua geração: “OUÇAM a palavra de Hashem, casa de Iaacov! Mesmo se vossa alma está aflita por todo tipo de erros, OUÇAM E VIVERÃO!”