A Melhor Mercadoria

A Torá: a melhor das mercadorias

 

Hashem louva a Sua Torá nestes termos: “A Torá é uma mercadoria incomparável. Ela possui qualidades que não poderíamos encontrar em nenhum outro lugar.”

 

1. Um homem que inicia um novo negócio não tem certeza do sucesso da sua empresa. É possível até que ele perca todo seu capital. Por outro lado, se alguém estuda a Torá ele só pode ganhar com isso.

 

2. Se dois homens de negócio fazem comércio entre eles, cada um vai possuir apenas um bem após a venda do seu bem de origem. A Torá é superior. Se dois alunos sábios (Talmidei Chachamim) se encontram, estudam juntos, e trocam suas idéias, no final cada um deles vai dobrar seus conhecimentos de Torá. Cada um transmitiu ao outro seu próprio saber sem sofrer nenhuma perda e ainda o aumentou com os conhecimentos do próximo.

 

3. Um homem de negócio que está carregando bens preciosos, vive com o temor constante de ser roubado. A Torá é superior, já que ninguém pode retirar o conhecimento da Torá do outro.

 

4. Costuma ser caro armazenar e proteger os bens além das inúmeras penas que isso vai gerar. Não é assim com a Torá. Não somente ela não precisa de nenhuma proteção, como também ela vai proteger aqueles que a estudam.

 

5. Ao comprar bens, ninguém pode adquirir a pessoa do vendedor. Mas aquele que domina as palavras da Torá adquire com isso Hashem.

 

6. Depois de ter dado a Torá, Sua filha bem amada, ao Clal Israel, Hashem lhe pediu para construir um altar (Mishcan) onde Sua Shechina poderia residir de maneira permanente sobre esta terra.