Sábado 03 de abril de dial – Shabat

MAIS

LEMBRAR: 11 de Nissan de 5662-1902
É o aniversário do Rebe de Lubavitch, Rabi Menachem Mendel Schneerson.

O Rebe nasceu em Nicolaiev e recebeu o nome do Tsemach Tsedec. No dia do seu nascimento, o Rebe Rashab mandou seis telegramas ao seu pai, Rabi Levi Itschac, expressando votos e desejos, fazendo perguntas e dando instruções relativas ao seu nascimento e à sua educação.
O nascimento de Moshé, primeiro pastor de Israel, foi vivido pela segunda vez em Nicolaiev em 11 de Nissan de 5662. Nossos sábios dizem que, de fato, quando nasceu Moshé, “toda a casa encheu-se de luz” e que os egípcios disseram: “O salvador de Israel nasceu”. Nossos sábios ensinam que “quando nascem os justos, o bem é revelado no mundo e a desgraça se retira dele”. Durante o segundo Seder de Pessach de 5699-1939, o Rebe Raiats, ao chegar no trecho “e deixaram este país com uma grande riqueza”, explicou:
“Em 5662, terríveis decretos foram promulgados contra o povo judeu. Exatamente antes de Pessach foram cancelados de maneira milagrosa”.
Posteriormente a Rabanit Chana revelou algumas das instruções transmitidas pelo Rebe Rashab. Ele pediu que lhe lavassem as mãos todo dia de manhã e que lhe fizessem vestir uma Quipa e um Talit Catan. Um dia ela disse:
“Posso afirmar que ele é santo desde a concepção e o nascimento”.
Rabi Levi Itschac disse que a Rabanit nunca havia alimentado a criança sem antes lavar-lhe as mãos. E certa vez, a própria Rabanit Chana explicou:
“Meu marido me pediu para lavar as mãos da criança desde que ela nasceu, sempre que ele se lava as mão e deseja comer”.
Parece que esta era também uma instrução do Rebe Rashab.