Os Dias de Mashiah

B’SD

OS DIAS DE MASHIACH

De Hilchot Melachim,

Segundo o Rambam, capítulo 12




MUDARÁ O MUNDO QUANDO MASHIACH VIER?

Não vá pensar que assim que Mashiach chegar o mundo vai mudar. O mundo vai continuar da mesma maneira que é hoje, até que chegue o momento em que Mashiach traga a redenção completa. Só então haverá grandes milagres.


QUAL SERÁ A DIFERENÇA ENTRE ESTE MUNDO E O MUNDO DE QUANDO MACHIACH VIER?

Nossos chachamim nos dizem que a única diferença entre este mundo e o mundo em que Mashiach esteja aqui será que quando Mashiach vier, os judeus não serão mais governados pelos goim.


O QUE VAI OCORRER ANTES DE MASHIACH CHEGAR?

Há coisas escritas na Torá mas nossos chachamim não decidiram como e quando essas coisas ocorrerão, Por exemplo, no início dos dias de Mashiach haverá uma grande guerra que é chamada “a Guerra de Gog U’Magog”. Antes da guerra, Eliahu Hanavi virá e nos dirá que Mashiach está chegando para trazer a redenção final. Eliahu Hanavi também preparará o coração dos judeus, como está escrito: “Olha, estou lhe enviando Eliahu Hanavi, antes do dia grande e assustador da chegada de D’us.” Nossos sábios entretanto, não têm certeza quando estas coisas ocorrerão. Uma coisa se entende, que o propósito da vinda de Eliahu Hanavi é trazer paz para o mundo.


MELECH HAMASHIACH DIRÁ A CADA UM DE QUE SHEVET (TRIBO) ELE PROVÉM.

Quando Mashiach vier todos os judeus se reunirão diante dele e através de Ruach Hacodesh (inspiração divina) ele dirá a cada um a que shevet (tribo) ele pertence. Em primeiro lugar ele dirá àqueles do shevet Levi quem é um Cohen e quem é um Levi. Porém ele não dirá a ninguém se ele é um de uma família Casher ou se é um escravo.


PORQUE NOSSOS CHACHAMIM ESPERAM TÃO ANSIOSAMENTE PELOS DIAS DE MASHIACH?

A razão para que nossos chachamim esperam tão ardentemente por Mashiach não para que eles governem o mundo todo nem para que os goim os honrem e respeitem. Nem é porque eles querem comer e beber e se alegrar. Eles estão esperando por Mashiach para poder ser livres para estudar Torá sem que ninguém os incomode e assim poder merecer o mundo vindouro.


O QUE ACONTECERÁ QUANDO MASHIACH VIER?

Quando Mashiach vier, não haverá fome e nem guerra, nem inveja nem competição. Haverá abundância e toda a boa comida será tão abundante quanto o pó da terra. Todos estarão ocupados em adquirir conhecimento sobre D’us. Os judeus serão sábios, conhecedores de grandes segredos sobre a Torá, como está escrito: “O mundo estará cheio com o conhecimento de D’us”.