Serviço de D'us

Serviço de D´us (em hebraico, Avodat HaShem)

Literalmente, “trabalho” ou “serviço”. Servir D´us consiste em se dedicar ao cumprimento da Vontade de D´us, em todos os momentos, em todas as ações da vida cotidiana. O Serviço divino é realizado através do estudo da Torá*, da reza, do cumprimento dos Mandamentos Divinos (Mitzvot*) e dos esforços pessoais para se aperfeiçoar. Obviamente, o serviço divino conduz a pessoa a rejeitar o mal definitivamente. Isso implica uma auto-análise constante e a aplicação concreta do que foi decidido durante esta análise. O Serviço de D’us requer Integridade do coração (Temimut).

Existem dois tipos de serviços de D’us, o do filho e o do servente. O filho possui um sentimento profundo de amor e de proximidade em relação a seu pai, mas não é submisso a ele. Em oposição, o servente é totalmente submisso a seu mestre, sem obviamente ser próximo a ele ou sentir amor por ele. O serviço de D’us consiste em exercer tanto uma quanto a outra qualidade, ou seja, de filho ou de servente.

“Está escrito “conheça o D ´us do teu pai e sirva-O com todo o coração”, porque qualquer ensinamento, qualquer sabedoria e compreensão da Torá, até mesmo a mais profunda, deve ser aplicada no serviço de D´us, permitindo refinar e melhorar os traços de seu caráter e provocar uma ligação profunda com D´us”. É isso precisamente que a Chassidut* chama de Avodat (Serviço de D´us).” Haiom Iom

“O serviço de D’us do oração permite que a compreensão intelectual (do cérebro) se introduza no sentimento do coração (as emoções). Depois o intelecto influencia um e outro no comportamento concreto, no cumprimento das Mitsvot com temor de D’us e na aquisição de traços de caráter positivos.”, (Hayom, Yom 21 de Marheshvan).