E todos têm fé em ti

B’SD

“E todos têm fé em Ti...”

Durante 8 anos, Reb Mendel Futerfass esteve encarcerado no Gulag, na Sibéria. Seu único ‘crime’ foi ter ajudado judeus a fugirem do inferno comunista e a continuar propagando a educação judia.

Observar os dias de festa era sempre difícil na prisão. O simples fato de não trabalhar era um desafio à lei do campo. Mas além disso Reb Mendel teria dado tudo para sentir a elevação espiritual tão particular das comunidades chassídicas. Era isso que mais lhe faltava.

Um dia de Rosh Hashaná, vagando nas suas ocupações, ele cantava a oração: “Vechol Maaminim” “E todos tem fé em Ti” que enumera as qualidades de D’us na ordem das letras do Alef-Bet. Enquanto cantava, ele se perguntou: “Será verdade? Todos os judeus têm realmente fé em Ti? Em definitiva estou aqui exatamente porque há tantos judeus que não acreditam em D’us!”

Bruscamente seu instinto o advertiu de um perigo. Um guarda, grande e sinistro, com uma enorme cicatriz em todo o rosto, o observava fixamente. Um olhar desses não era presságio de nada bom, então Reb Mendel encontrou rapidamente um pretexto para deixar o quarto.

Dez dias depois, era Iom Quipur. Reb Mendel cantava de novo a mesma oração e de novo a mesma pergunta voltava, lancinante. Um pouco depois Reb Mendel percebeu outra vez que o guarda-chusma, com a cicatriz, o observava. Lentamente o russo se aproximou dele, empurrando-o insensivelmente para um canto, onde ninguém poderia ouvi-los.

“Hoje é Iom Quipur?” perguntou a Reb Mendel.

Este respondeu afirmativamente.

“Você está jejuando?”

De novo Reb Mendel aquiesceu. O campo todo sabia que ele era um judeu praticante, ele não tinha mais nada a perder reconhecendo a verdade. “Eu também estou jejuando” declarou o guarda. “Há dez dias, te ouvi cantando ‘Vechol Maaminim’. Este canto me recordou minha infância. Te observei e percebi que você comeu. Deduzi então que era Rosh Hashaná e não Iom Quipur. Contei dez dias. E hoje estou jejuando!”

“Vechol Maaminim” disse Reb Mendel. “É verdade; todos têm fé em Ti; cada judeu, por mais baixo que se encontre continuando crendo em Ti!”