9. Reb Moshe


B’SD

Reb MOSHÉ NÃO CONSEGUIU TRAZER MASHIACH

Reb Moshé era um grande Tsadic que morava na Polônia. Reb Moshé decidiu que tinha que ir para a terra de Israel para trazer Mashiach. Reb Moshé foi de cidade em cidade recolhendo dinheiro para pagar sua viagem para Erets Israel. E pensou que ao chegar em Israel, iria direto para o Cotel e não descansaria nem ficaria quieto até que Mashiach chegasse.

Reb Moshé e dez dos seus Chassidim saíram num barco para navegar até Erets Israel. Quando Reb Moshé chegou na costa de Israel, estava muito excitado. Ele estava quase chegando à cidade santa de Jerusalém! Ele iria direto para o Cotel e rezaria para que Mashiach viesse imediatamente.

Alguns dias depois, Reb Moshé e seus Chassidim chegaram a Jerusalém. Tão logo seus pés tocaram o solo de Jerusalém alguma coisa aconteceu... Sua tão preciosa taça de Quidush caiu no chão e quebrou em mil pedaços. Essa Taça de Quidush lhe tinha sido dada por seus rabis, quando ele próprio se tornara um grande rabi, e foi por isso que ficou tão triste. Reb Moshé queria ter usado este copo para realizar grandes milagres quando chegasse no Cotel. Reb Moshé ficou tão doente que foi incapaz de andar até o Cotel.

Reb Moshé sentiu que havia uma razão para que isto tivesse ocorrido. Quando ficou ainda mais doente e soube que ia morrer, chamou seus filhos a ele e lhes pediu que o levem ao Cotel na sua cama.

“Rábido!” disse ele, “me levem até o Cotel já, antes de que seja tarde demais!”

Os meninos fizeram como lhes foi dito. Levantaram a cama e começaram a carregar Reb Moshé até o Cotel. No caminho tiveram que se deter porque alguns árabes estavam atirando pedras neles. Não era possível continuar avançando para o Cotel. E não tiveram outra escolha a não ser voltar de onde haviam saído, levando Reb Moshé com eles. Reb Moshé sentiu que todos os seus esforços para trazer Mashiach haviam falhado, e por causa da sua grande tristeza sobre o assunto, ele morreu neste mesmo dia.