8. Pedras Preciosas


B’SD

As Pedras Cadcod (pedras preciosas)

(Ialcut Shimoni sobre Ieshaiahú 54)

O Navi (profeta) Ieshaiahú escreveu que durante a época de Mashiach, as janelas em Jerusalém seriam feitas de pedras preciosas denominadas “pedras Cadcod”. Alguns sábios sentaram numa Ieshivá de Lod e pensaram nessas pedras Cadcod. Perguntavam um ao outro sobre o que poderiam ser essas pedras. Reb Iehoshuá ben Levi era um desses sábios, e ele pediu que Eliahú Hanavi lhe mostrasse a que esta pedra Cadcod se parecia. Eliahú Hanavi prometeu realizar um milagre para mostrar-lhe essas pedras preciosas.

Ao mesmo tempo um menino estava navegando em direção a Erets Israel. Quando o navio estava no meio do mar, irrompeu uma grande tempestade. No meio da tempestade Eliahú Hanavi se revelou ao menino e disse: “Eu lhe darei algumas pedras Cadcod e você vai levá-las à cidade de Lod e mostrá-las a Reb Iehoshuá ben Levi. Por essa boa ação que você vai fazer para mim, eu vou salvar você e todas as pessoas do afogamento.

O menino respondeu: “Reb Iehoshuá ben Levi é um grande rabi. Ele não vai acreditar que você me mandou para ele.”

Eliahú Hanavi lhe disse: “Reb Iehoshuá é um homem muito humilde. Ele vai acreditar em você e vai ouvir o que você tem a lhe dizer. Leva as pedras Cadcod mas não olhe para elas. Não as mostre a ninguém. Leve-as diretamente para Reb Iehoshuá. Quando você chegar à cidade de Lod, pede para que Reb Iehoshuá o leve para uma gruta escura perto da cidade de Lod. E só ao chegar ali você pode lhe mostrar as pedras.”

Eliahú Hanavi deu ao menino as pedras e ele as colocou no bolso sem sequer olhar para elas.

A tempestade parou e o barco chegou a Israel com segurança. O menino deixou o navio e foi para a cidade de Lod, para a Ieshivá de Reb Iehoshuá ben Levi. Quando ficou escuro, o menino pediu a Reb Iehoshuá para ir com ele para uma gruta. Ali chegando, o menino tirou as pedras do bolso para mostrá-las a Reb Iehoshuá e lhe contou, então, que fora Eliahú Hanavi que o mandara. Quando o menino abriu a mão, as pedras brilharam com tanta luz que toda a caverna ficou iluminada. A luz brilhava tanto que brilhou por todo o caminho até Lod.