Servir Hashem

O Baal Shem Tov explica:

1.

“É preciso que cada um sirva a D’us com todas as suas capacidades. D’us quer que se usem todos os meios e caminhos para servi-Lo”.

Se por um motivo qualquer precisamos estar em contato com outras pessoas, ou se estamos no meio do caminho, em direção a algum lugar, apesar das boas intenções, não temos a possibilidade de estudar Torá nem de rezar de forma adequada. Parece então que fica difícil estar ligado com D’us! Mas não fique triste. Saiba que a Vontade de D’us é que se faça o Serviço Divino de todas as maneiras possíveis, inclusive com os outros, ou deslocando-se para diversos lugares.

- - -

2.

Explicando o Tehilim 16:8, “SHOVITI HASHEM LENEGDI TOMID”, tenho sempre o Senhor diante de mim, vemos que a palavra SHOVITI tem também o significado de igualdade e o versículo poderia ser assim traduzido: Tudo que vem de D’us é sempre igual diante de mim.

Com isso podemos entender que em qualquer acontecimento, em qualquer situação, se somos louvados ou desprezados, se comemos um alimento sofisticado, com sabor agradável, ou não, sempre, aos nossos olhos, devemos sentir e ver tudo com igualdade. Isso só é possível quando afastamos o Ietser Hará (instinto animal) de nós.

Qualquer coisa que suceda, digamos sempre que “como tudo provém do Onipotente, está tudo bem” e façamos tudo para servir a D’us. Perante nós, seja o que for, tudo deve ser igual.

Este é um nível muito elevado de serviço Divino.