Questões ao Rabino

PERGUNTE AO RABINO:

- Com quem casou Cain

- VIDA SOCIAL

- VER O FUTURO

1)  Com quem casou Cain, filho de Adão e Eva, para ter filhos?

Resposta do Rabino: Rashi, em Vaicrá (Levítico), Cap. 20, versículo 17, explica que Cain casou com a irmã.

2)  Será que a Torá diz algo sobre o comportamento duplo na vida particular e social de uma pessoa?

Resposta do Rabino: Claro que a Torá comenta isso, aliás a Torá tem comentários para tudo. Respondendo à pergunta, sabe-se que os Dez Mandamentos foram dados em duas Tábuas, de um lado se fala dos Mandamentos Divinos que se referem ao relacionamento entre a pessoa e D’us e do outro, do relacionamento entre uma pessoa e o próximo. Isso é para ensinar que da mesma maneira como uma pessoa se comporta perante D’us, assim também vai expressar-se com o próximo. E da mesma maneira que vai se comportar com o próximo, assim também vai se comportar perante D’us, para o bem ou para o mal.

3)  De acordo com a Torá, pode se dar ouvido a pessoas que se consideram futurologistas?

Resposta do Rabino: Pela Torá não se deve dar ouvidos a esse tipo de gente por várias razões que a Torá cita:

a)  o que o ser humano enxerga e vê está de acordo com o seu caráter, formação, e com o que está acostumado a viver, portanto ele não vê com clareza, sua visão é sempre ofuscada por esses preconceitos.

b)  O ser humano se envolve sempre, direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, com a pessoa que o consulta e sempre haverá interesses pessoais em jogo de modo que ele nunca vai ser imparcial.

c)  D’us decide e da as coisas de acordo com os méritos de cada um; a pessoa adquire o mérito quando se submete a D’us na consciência e na prática, quando cumpre a Vontade D’us, que é o estudo da Torá, o serviço da reza e o cumprimento das Mitsvot. Como isso depende do livre arbítrio de cada um e o futurologista não tem como adivinhar a decisão que a pessoa vai tomar com respeito a sua conduta em cada situação, é impossível confiar nesse tipo de previsão de futuro.